sol.maior@casadoprofessor.pt 

+351 253 609 250 

Av. Central, 4710-229, Braga

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Hugo Ribeiro

orientador dos naipes de madeiras e cordas  

 

Hugo Ribeiro é natural de Guimarães.
Iniciou os seus estudos musicais de oboé em 1991 na escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE) na classe da Prof.ª Ellen Telles, transitando no ano seguinte para a classe do Prof. Saul Silva. Concluiu a licenciatura em 2001, na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Prof. Andrew Swinnerton e o Mestrado em 2012 na Universidade de Aveiro.
Fez diversos cursos aperfeiçoamento com os seguintes professores Thomas Indermuhle;Hansjorg Schellenberger;David Walter;Victor Anchel; Alex Klein;Ernest Rombout,Andreas Wittman, Laslo Hadedi; Jean-Claude Jaboulay;Jean Michel Garetti.
Trabalhou com várias orquestras, tais como: Orquestra Gulbenkian, Orquestra Remix, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica da Madeira; Orquestra Metropolitana, Orquestra do Norte, Orquestra Artave, Orquestra de Sopros dos Templários, Orquestra do Coral Sinfónico de Portugal, Orquestra Tutti Ensemble, Orquestra Clássica do Centro e Orquestra das Escolas de Música. No ano de 2012 foi solista B na Orquestra Fundação Estudio (Guimarães Capital Europeia da Cultura).
Em 1995 obteve uma Menção Honrosa no concurso “Juventude Musical Portuguesa” e em 2000 obteve o 3º. Prémio exequeo no concurso Jovens Músicos, na classe superior de oboé.
Realizou diversos trabalhos com diferentes formações de Música de Câmara no qual tem realizado diversos Recitais.
É regularmente convidado para júri dos principais concursos nacionais, como o Prémio Jovens Músicos e para a realização de masterclass de oboé.
Lecionou em diversas academias e conservatórios e é atualmente professor no conservatório Calouste Gulbenkian em Braga, na academia José Atalaya em Fafe e no Conservatório de Música de Guimarães
Ao nível da direcção tem frequentado diversos cursos de aperfeiçoamento com vários maestros de renome internacional Eugene Corporon,Douglas Bostock, Jan Cober, Robert Houllian e Rafael Vilaplana. Desde novembro de 2015 é o maestro da Banda Musical de Riba D`Ave.
É membro fundador do Quarteto Assai e é solista B da Orquestra de Guimarães.

Tiago Nunes

orientador dos naipes de metais e percussão  

 

Tiago Nunes ingressou no Conservatório de Música do Porto em 2001 na classe de Trombone do prof. Fernando Baptista e posteriormente na classe do prof. Joaquim Oliveira, tendo com este concluído o oitavo grau.

Concluiu em 2011 a Licenciatura em Música no ramo de performance – Trombone, na classe dos professores David Silva e Severo Martinez.

Frequentou diversos masterclasses de aperfeiçoamento técnico com músicos conceituados tais como: Andreas Klein, Stefan Schulz, Otmar Gaiswinker, Jarret Butler, Javer VIceiro, Sérgio Carolino, Abel Pereira, entre outros.

Colaborou com prestigiadas orquestras tais como: Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, Remix Ensemble – Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, entre outras, onde atuou sobre a direção de conceituados maestros como Leopold Hager, Brad Lubman, Douglas Bostock, Baldur Bronnimann, Douglas Boyd, Martin Andre, Olari Elts, José Rafael Vilaplana, Takuo Yuasa, Jan Cober, Ilan Volkov, Emílio Pomárico, entre outros.

Laureado em 2014 com o 2º Prémio Exeq. no Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras de la Salette”, no nível senior, tendo obtido o 3º Prémio na mesma categoria em 2010.

É atualmente professor na Escola Profissional Artística do Alto Minho – ARTEAM e Academia de Música de Vizela. É também chefe de naipe da Banda Sinfónica Portuguesa.